Planejamento, Organização e Motivação são fatores essenciais para a prosperidade!

0
165

Nos dias 05 e 06 de novembro tive a oportunidade de participar do planejamento estratégico de Ipixuna do Pará. Atividade que reuniu dezenas de lideranças, dirigentes políticos e apoiadores da vitoriosa campanha que elegeu Katiane Cunha e Rita para prefeita e vice deste importante município do Nordeste Paraense.

O seminário foi coordenado por Evaldo Cunha, contou com minha consultoria em planejamento e a facilitação do companheiro Rogério Corrêa. Utilizamos a metodologia do Planejamento Estratégico Situacional, do economista chileno Carlos Mattos, Ex-ministro do Presidente Salvador Allende – deposto e morto por um golpe militar em 1970. No exílio, Matos estudou e investigou por 10 anos sobre os problemas que causaram os erros que resultaram no golpe militar e morte de Allende.

É correto afirmar que o conhecimento da realidade, as relações do jogo social, as condicionalidades internas e externas do ator que planeja e a capacidade técnica e política dos planejadores são condições essenciais para o sucesso do planejamento. Foram utilizados pincéis e cartelas para incentivar a participação com a divisão da plenária em grupos.

Devido um número grande de participantes, simplificamos as técnicas e dinâmicas a serem utilizadas. Evaldo Cunha enfatizou a realidade municipal, destacando a problemática da infraestrutura urbana e rural, o abandono de políticas públicas da agricultura, abandono da saúde e da educação e excesso de contratações de funcionários temporários, os efeitos da crise econômica nacional e internacional na receita municipal. A dilapidação do patrimônio público e ausência de um projeto político de desenvolvimento local para geração de trabalho, emprego e renda foi um dos pontos mais abordados pelos participantes.

Tudo que foi feito na administração Evaldo Cunha em sete anos e meio foi destruído na atual gestão municipal. Nosso objetivo é recuperar as conquistas sociais e a participação popular nas tomadas de decisões. Um dos grandes segredos da vida é a determinação, se você age com dedicação total e planejamento em seus projetos, o sucesso é uma consequência.

Compartilhar
Artigo anteriorOcupa tudo Castanhal
Próximo artigoSeminário Esquerda Volver Belém
Ex-deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores no Estado do Pará. Pretende opinar sobre conjuntura política, econômica, meio ambiente e outros acontecimentos. Sempre com uma visão crítica.

Sem comentários