Pedro Neto, funcionário público padrão no Estado do Pará

Grande exemplo de superação e inclusão, Pedro Neto foi premiado em cerimônia realizada no Hangar Centro de Convenções. Foto: Agência Pará.

0
103

Quero compartilhar a alegria e felicidade que o meu amigo e irmão Pedro Neto, deficiente visual, coordenador do espaço Braille no CENTUR teve ao receber nesta quinta-feira (27), a premiação de funcionário público padrão no estado do Pará. Homenagem feita pelo governo do estado no dia do funcionalismo público, durante cerimônia que aconteceu no Hangar centro de convenções.

Funcionário concursado há duas décadas na SEDUC, Pedro perdeu completamente a visão aos 24 anos, após um acidente de trabalho. Hoje se dedica ao mundo das letras. Antes do acidente não tinha nenhuma habilidade com a leitura e para se readaptar à nova condição se entregou totalmente.

Pedrinho não desanimou e procurou viver socialmente com dignidade e dedicação aos estudos, graduando-se em biblioteconomia na UFPA, profissão que exerce no espaço braille, onde é um dos incentivadores de centenas de pessoas cegas ou com baixa visão que passam pela Arthur Vianna mensalmente. Ele tem a difícil missão de mostrar o caminho das letras para os frequentadores do espaço.

O acervo em braille da Biblioteca Arthur Viana existe há 41 anos e possui cerca de 700 valiosos títulos em todas as vertentes literárias, técnicas e didáticas, entre livros, folhetos, revistas, jornais, mapas, discos em vinil, fitas de vídeo, DVD, CD-ROM, microfilmes e jogos, e é referência no acesso à literatura para pessoas com deficiência visual. Além disso, constitui um dos mais importantes centros culturais para o segmento.

Casado com a companheira Silvana, uma mulher que a pesar da deficiência visual ajuda muito o Pedro com as despesas familiares. Juntos cuidam da casa e dos filhos. Pedro e Silvana são meus amigos e me ajudam muito a superar as minhas próprias limitações.

Parabéns meu irmão, você é uma demonstração vitoriosa da capacidade que os deficientes têm de colaborar com a qualidade de vida e a autoestima de seu próximo. Isso é SOLIDARIEDADE!

Sem comentários